segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Simulador Orienta sobre Instalação de Energia Solar


Ter e gerar sua própria energia em casa já é possível. Utilizando uma fonte limpa e inesgotável como o sol é ainda melhor. Para ajudá-lo a ter seu próprio micro-gerador fotovoltaico, o IDEAL criou o Simulador Solar.
O Simulador Solar é uma ferramenta digital que permite o cálculo da potência de um sistema fotovoltaico (gerador de eletricidade solar) para atender a necessidade energética anual de uma residência, um escritório ou uma indústria. Com o sistema, é possível saber quanto o imóvel deixaria de consumir de energia elétrica, além de o proprietário ter uma noção de quanto espaço precisaria no telhado ou terreno para instalar os módulos solares.
Ao entrar na página do Simulador Solar, você só precisará ter em mãos uma fatura de energia elétrica para completar com seus dados de consumo em kWh e de gastos em reais. A simulação é gratuita e leva apenas alguns minutos.
A ferramenta está baseada na nova normativa da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) que facilita a conexão à rede de distribuição de mini e micro-geradores elétricos a partir de fontes renováveis – Resolução 482/2012. Com ela, o proprietário de um pequeno gerador não precisa consumir toda a energia produzida no momento da geração. A energia poderá ser injetada na rede e, nos meses seguintes, o consumidor receberá créditos em kWh na conta de luz referentes a esta eletricidade gerada, mas não consumida, através do Sistema de Compensação de Energia criado pela normativa.
O Simulador Solar foi desenvolvido em parceria entre o Instituto Ideal e a Cooperação Alemã para o desenvolvimento sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH e Kreditanstalt für Wiederaufbau (KfW).

Nenhum comentário: