domingo, 16 de fevereiro de 2014

PROJETO 50 TELHADOS

50 Telhados
Logo do Projeto
O Projeto 50 Telhados foi lançado com o intuito de divulgar a geração distribuída a partir da fonte fotovoltaica. Coordenado pelo Instituto Ideal, o projeto é executado localmente por empresas instaladoras que, em 24 meses, devem alcançar a meta de instalar 50 telhados fotovoltaicos de 2 kWp (ou 100 kWp de potência total instalada). Com isso, a geração anual estimada ficaria em torno de 130 MWh em cada cidade.

O objetivo do Instituto Ideal é implementar o projeto em pelo menos 20 cidades brasileiras durante o ano de 2014. Essas cidades se tornarão referência nacional na utilização de energia oriunda do sol, matéria-prima livre e inesgotável.
Com tal ação, entre os anos 2014 e 2015 o Brasil teria instalado o equivalente ao projeto alemão “1000 telhados”, responsável por impulsionar a energia Solar Fotovoltaica na Alemanha. Contudo, no caso brasileiro, isso seria alcançado sem qualquer tipo de incentivos nas tarifas de energia elétrica vigentes.
Qualquer empresa de engenharia e de instalação de sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica pode participar do projeto como empresa executora, desde que seja previamente aprovada pelo Instituto Ideal com base nos critérios de adesão estabelecidos.
Localmente, o projeto pode contar ainda com o apoio de instituições como:
  • Prefeituras
  • Órgãos públicos
  • Universidades que pretendam usar os projetos para capacitação de mão de obra especializada
  • Associações comerciais e industriais
  • Clubes de dirigentes lojistas
  • Bancos que ofereçam linhas de financiamento para a aquisição de equipamentos Fotovoltaicos
  • Concessionárias de energia elétrica
  • Outras instituições que tenham alguma sinergia com o projeto

COMO FAÇO PARA LEVAR O PROJETO PARA MINHA CIDADE?

O primeiro passo é ler o Regulamento do Projeto 50 Telhados, clicando aqui. Depois disso reúna a documentação solicitada no regulamento e envie para contato@americadosol.org informando em qual cidade você gostaria de desenvolver o projeto.

CIDADES PARTICIPANTES

Uberlândia – Empresa executora: Econova e ACIUB – Associação Comercial e Industrial de Uberlândia
local de nascimento do projeto, criado pela Econova, Uberlândia foi a primeira cidade contemplada pelo 50 telhados, que já conseguiu bater a meta de potência instalada para o ano de 2013. A implementação do projeto na cidade mineira foi finalista do Prêmio Sebrae Minas de Práticas Sustentáveis deste ano.
Belo Horizonte (MG) – Empresa executora: EMAP e DYA
Recife (PE) – Empresa executora: DYA
Goiânia (GO) – Empresa executora: DYA
Natal (RN) – Empresa executora: DYA
Fortaleza (CE) – Empresa executora: DYA
Campinas (SP) – Empresa executora: Energybras

Nenhum comentário: