segunda-feira, 15 de junho de 2015

Energia passa a ser 2ª maior despesa de supermercados


São Paulo – Os supermercados brasileiros estão adotando ou acelerando projetos de eficiência energética após os aumentos das contas de eletricidade desde o fim do ano passado, que já afetaram os resultados do primeiro trimestre.
Estimativas de associações do setor indicam que os custos com energia elétrica passaram a ser a segunda maior despesa em algumas redes supermercadistas, superando aluguel e só atrás da folha de pagamento.
As empresas não detalham nos balanços os custos com energia, mas no Grupo Pão de Açúcar, maior do país, a despesa com vendas, gerais e administrativas, que inclui eletricidade, subiu 16,8 por cento no primeiro trimestre na comparação anual.
Segundo a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBCV), a conta de energia elétrica das redes subiu até 40 por cento desde o fim de ano passado.
“Como essa despesa chega a representar 1 por cento do faturamento do supermercado, um aumento de até 40 por cento tem impacto de 0,4 por cento”, disse o presidente da SBCV, Eduardo Terra. “Isso é monstruoso”, completou.
Diante desse cenário, o GPA criou um grupo de trabalho para cuidar do tema nas lojas Extra e Pão de Açúcar. Algumas iniciativas já adotadas incluem o uso de lâmpadas LED, o fechamento de balcões de refrigeração para evitar que o frio se dissipe no ambiente e a automação da refrigeração e do ar condicionado.
A expectativa é que os projetos reduzam em até 25 por cento o consumo de energia nos hipermercados do grupo nos próximos trimestres.
O Walmart vem acelerando os projetos de eficiência energética desde 2013, com a instalação sistemas de ar-condicionado mais eficientes, troca de iluminação por lâmpadas LED e instalação de portas nos balcões de refrigeração.
Além de prosseguir com esse trabalho, o Walmart estuda instalar painéis solares em algumas lojas.
Em 2014, a adoção de medidas visando reduzir o consumo energético pela refrigeração, que representa até 40 por cento dos gastos com energia, resultou em redução média de 9,64 por cento no consumo desse sistema, segundo o Walmart.
E a economia com iluminação foi de cerca de 27 por cento com as lâmpadas LED.
“Com ambas as iniciativas, a empresa conseguiu atingir uma redução de consumo de 18 por cento” no ano passado, completou a rede varejista.
Fonte: Abril

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