sábado, 20 de fevereiro de 2016

Funcionamento de Painéis Solares Fotovoltaico


 Funcionamento de Painel Solar Fotovoltaico





O Sol liberta uma grande quantidade de partículas de energia, entre elas os fotões, que são necessários para gerar a energia solar fotovoltaica. A palavra "foto" significa luz e a palavra "voltaico" significa voltagem ou electricidade.
O painel solar converte a luz do sol em electricidade graças a uma reacção eléctrica que se produz nas células de silício do painel quando chocam fotões do sol com estas.
Quando a camada negativa de silício é exposta orientada para o sol, os fotões chocam contra esta e libertam uma grande quantidade de electrões. Estes electrões dirigem-se para cobrir os espaços presentes na camada de silício positiva, gerando-se assim uma corrente eléctrica entre ambas as camadas de cargas opostas.
Por si só, uma células solar produz pouca energia solar, porém várias células unidas entre si através de um fio condutor podem chegar a produzir muita energia. A união entre painéis irá gerar ainda mais energia, sendo o suficiente para cobrir grandes consumos eléctricos.
Perante as constantes subidas de preços dos combustíveis fósseis, a energia solar é a alternativa mais eficiente e limpa para dar resposta as necessidades eléctricas futuras.

Nenhum comentário: